Cinema: Ciclo Orson Welles de graça!

Posted by Juliana em 01/05/2010

Cidadão Kane

Começa hoje, 1º de maio, a partir das 19h, o Ciclo Orson Welles no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE). O Ciclo começa com o clássico “Cidadão Kane” (1941), trama considerada uma das obras primas do cineasta que retrata a vida de um magnata da imprensa. Às 21h, será exibido “Este é Orson Welles”, documentário sobre situações vividas por Welles em Paris, Madri e Londres.

No sábado, 08/05, serão três atrações: “Otelo”, “F for Fake – Verdades e Mentiras” e “Mr. Arkadin”. No dia 29 de maio, os filmes “Estranha Compulsão” e “O Processo” mostram um pouco mais da arte e do talento de Welles, seja dirigindo ou atuando.

A seguir, a sinopse dos filmes.

Programação de Maio: Ciclo Orson Wells.

01/05/2010
19h
Cidadão Kane
EUA(1941)

Citizen Kane
PB. Duração 119’. Legenda em Português.12 anos.

Precocemente, aos 26 anos, Orson Welles já demonstrava toda a sua genialidade neste grandioso filme que influenciou toda História do Cinema. Para contar a voda de um magnata da imprensa, visivelmente inspirado em William Randolph Hearst. Welles usou velhos recursos cinematográficos como flashbacks e incorporou inovações impressionantes para a época, como a narrativa não linear e ângulos de câmera inusitados. Mesmo após mais de 60 anos, Este filme ainda é um ponto de referência para a evolução da linguagem cinematográfica.

De Orson Welles. Com Orson Welles.

21h
Este é Orson Welles
EUA (1958)

Orson Welles and People
Documentario. PB. Duração 139’. Legenda em Português. 12 anos.

O renomado diretor Orson Welles, dirigiu esta série de documentários para a televisão em 1955. Em Paris, Welles apresentou os célebres artistas Juliette Gréco e Jean Cocteau, que viviam em ‘St. Germain des Pres’. Em Londres conheceremos ‘Chelsea Pensioners’; na Espanha assistiremos ‘As touradas de Madrid’ e visitaremos o país Basco. Infelizmente, o último episódio (‘Third Man Returns to Vienna’) foi perdido. Além dos vídeos para TV e ensaios cinematográficos, esses filmes são classificados pelos críticos franceses como uma complementação que faltava no trabalho de Orson Welles.

De Orson Welles.

08/05/2010
18:30h
Otelo
EUA (1952)

Othello
PB. Duração 93’. Legenda em Português. Livre.

A tragédia envolvendo fúria, ciúme e assassinato em torno de Othello, Iago e Desdêmona. Trata-se da visão de Welles para o clássico de Shakespeare, já era a 12ª versão levada para o cinema. Filmada na Itália e Marrocos, teve sérios problemas de produção, levando mais de dois anos para ser finalizada. Mesmo assim, Welles teve controle absoluto sobre a obra, desde os diálogos a montagem final. Mesmo com todas estas dificuldades para a realização de Othello, esta produção sempre foi motivo de orgulho para Welles pelo seu impressionante resultado final, ganhando status de cultmovie.

De Orson Welles. Com Orson Welles.

20:15h
F for Fake – Verdades e Mentiras
EUA (1973).

Vérités et Mensonges
Cores. Duração 86’. Legenda em Português. 12 anos.

Este filme, o último dirigido por Orson Welles, mostra de uma maneira lúdica, porém incisiva, um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira, Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, que fez a biografia de Howard Hughes, surgida como a principal falsificação da década de 70, e seu confidente Clifford Irving. Voltando a câmera para si mesmo, Welles se lembra de como ele forjou uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com seu ‘War of the worlds’, um programa de rádio que ‘noticiou’ uma invasão alienígena. Para muitos, ‘F for fake’ é a melhor defesa de Welles contra as acusações de que ele teria se apropriado do roteiro de ‘Cidadão Kane’. Welles – que criou esta esse filme a partir de um documentário de François Reichenbach – demonstra a natureza ilusória da autoria e da verdade.

De Orson Welles. Com Orson Welles.

21:45h
Mr. Arkadin
EUA (1955)

Mr. Arkadin
Drama, Suspense. PB. Duração 99’. Legenda em Português. 12 anos.

Ecos de “Cidadão Kane” ressoam através desta menos conhecida ainda que brilhante obra de Orson Welles (“A marca da maldade”, “A Dama de Shangai”). Escrito, dirigido e estrelado por Orson Welles, “Mr. Arkadin” é uma fábula sobre a inocência perdida. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin,testemunhas começam a morrer. Ao mistério soma-se o suspense junto à música de Paul Misraki. A direção é puro Welles, com ângulos de tirar o fôlego, e detalhes visuais impressionantes.A elite dos atores do cinema, incluindo Michael Redgrave, transformam pequenos papéis em grandes personagens,enquato a bravura da interpretação de Wellles leva a fábula à sua chocante conclusão.

De Orson Welles.

29/05/2010
19h
Estranha Compulsão
EUA (1959).

Compulsion
PB. Duração 103’. Legenda em Português. 12 anos.

‘Estranha Compulsão’ (1959) baseou-se no notório caso de 1924, dos assassinos Leopold e Loeb, documentado no best-seller do repórter Meyer Levin. Orson Welles interpreta soberbamente o brilhante advogado Clarence Darrow, determinado a defender os dois jovens da acusação e salvá-los da pena de morte. Bradford Dillman faz o jovem mandão e folgado. Dean Stockell é o mais sensível e introvertido. Ambos achavam que tinham realizado o ‘crime perfeito’, e agora desafiariam os mais brilhantes advogados a provarem que são realmente os culpados. Tenso e inteligente, Estranha Compulsão consagrou-se pelo grande elenco e pela bela construção do roteiro, tornando-se um clássico indiscutível do cinema americano dos anos 50.

De Richard Murphy.Com Orson Welles.

21h
O Processo
França / Itália / Alemanha (1962).

Lê Procès
PB. Duração 119’. Legenda em Português. 12 anos.

Numa certa manhã, um homem é preso e acusado de um estranho crime que não cometeu. Versão bastante fiel do horror cômico-objetivo do clássico romance de Frank Kafka. Tendo o controle absoluto sobre o filme, Wells conseguiu efeitos impressionantes apoiada num elenco de primeira. Destaques para a fantástica interpretação de Perkins como Joseph K. e a trilha sonora jazz/clássica.

De Orson Welles.

O què: Ciclo Orson Welles

Quando:

  • Sáb 01/05
    • das 19:00 às 21:00
  • Sáb 08/05
    • das 18:30 às 21:15
  • Sáb 29/05
    • das 19:00 às 21:00

Quanto: gratuito

Onde: MuBE – Av. Europa, 218 – Jardins. Telefone (11) 2594-2601

Anúncios

2 Respostas to “Cinema: Ciclo Orson Welles de graça!”

  1. renata said

    O MuBE está realizando o ciclo Orson Welles e não o Museu da Casa Brasileira

  2. Janne Alves said

    Olá Renata, tudo bem? Muitíssimo obrigada pela observação. Revisamos e vimos que no início do texto realmente estava incorreto como você apontou. A correção já foi feita. Agradeçemos a colaboração!
    Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: