Rei do Pop, Andy Warhol, está na Estação Pinacoteca. “Marilyn Monroe” também!

Posted by Janne Alves em 11/04/2010

Acontece na Estação Pinacoteca até 23 de maio a exposição “Andy Warhol, Mr. America”, dedicada ao rei do pop nas artes, Andy Warhol. É a maior exposição já realizada do pintor pop americano no Brasil até o momento. E como não poderia deixar de ser, uma de suas mais famosas obras, “Marilyn Monroe” de 1967, veio junto. As latas de sopa Campbell’s, 44 filmes alternativos (um espetáculo à parte! vale a pena conferir.), parte da obra experimental de Warhol também estão expostas. No total são, além dos 44 filmes, 26 pinturas, 58 gravuras, 39 fotos e duas ilustrações. A exposição, que tem curadoria de Philip Larratt-Smith (escritor e curador norte-americano), já passou por Colômbia e Argentina e foi organizada pelo The Andy Warhol Museum, de Pittsburgh (EUA).

Andy Warhol

Foto: Divulgação

Andy Warhol, tido como o maior expoente da Pop’Art americana, é um artista crítico que se destacou por retratar celebridades  como Jackie Kennedy e Marylin Moroe de uma forma, até então, incomum. Sua obras possuem nitidamente elementos da ilustração e da publicidade. Andy Warhol trabalhou como ilustrador e com publicidade entre as décadas de 50 e 60, daí a explicação para essa característica tão peculiar de sua obra.

Marylin Moroe (1967) de Andy Warhol

Foto: Divulgação

Marilyn Moroe (1967). Uma frágil mulher por trás do glamour da fama.

A obra revela características marcantes na obra do artista. Andy Warhol retrata a queridinha de Hollywood com cores fortes e vibrantes evidenciando o mascaramento da maquiagem. Desta forma, Warhol traz à tona os anseios e fragilidades da celebridade hollywoodiana, pois a maquiagem é tão forte, tão artificial e pesada que deixa transparecer a humanidade encoberta pela fama e pelo glamour.

Warhol se destaca por se apropriar de elementos da cultura de massa e de produtos de consumo. São recorrentes em suas obras temáticas do universo glamouroso do mundo do cinema hollywoodiano, das celebridades, principalmente. À  época, o cinema hollyoodiano estava no auge e a vida das celebridades era o assunto das fofocas de revistas e tablóides em todo o mundo ocidental. Multiplicavam-se os ícones de beleza, da moda e de comportamento que sustentavam o crescimento da indústria de consumo.

Vale a pena conferir a obra desse grande artista. É um evento único. E como o lema do blog é o barato que é um barato em São Paulo, o preço ainda é quase simbólico diante da experiência.

Estação Pinacoteca

Estação Pinacoteca by Mike Ribas

Foto: Divulgação/ Googl Earth by Mike Ribas

O QUE: Andy Warhol, Mr. America, exposição das obras do mestre do Pop Andy Warhol
ONDE: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Centro, São paulo – SP  (próximo à Estação da Luz, à Sala São Paulo e à Pinacoteca)
CONTATO:3335-4990
QUANDO: de 20 de março a 23 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h.
QUANTO: ingressos a R$6,00, R$ 3,00 meia (p/ estudantes). Entrada gratuita aos sábados.
SITE: www.pinacoteca.org.br

Anúncios

3 Respostas to “Rei do Pop, Andy Warhol, está na Estação Pinacoteca. “Marilyn Monroe” também!”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Janne Alves de Souza. Janne Alves de Souza said: meu primeiro post: https://obaratodesp.wordpress.com/2010/04/11/rei-do-pop-andy-warhol-esta-na-estacao-pinacoteca-marilyn-monroe-tambem/ […]

  2. A pinacoteca sempre é incrivel, mas Ugh, infelizmente eu odeio o Andy =P

    • janneid2009 said

      Pois é, amo ir à Pinacoteca. A exposição do Matisse tava d+!!! vc foi ver? Há quem ame e quem odeie, mas como diz o maestro João Maurício Galindo é preciso estar aberto para aceitar o que não te agrada e para conhecer melhor. Eu achava Picasso um tremendo idiota até conhecer melhor e hoje acho ele genial!!! Tente conhecer melhor o Andy… quem sabe vai gostar…
      Vlw o comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: